PRODUTOR CULTURAL

PRODUÇÃO CULTURAL Graduação Tecnológica São o planejamento, a elaboração e a execução de projetos e produtos culturais, considerando critérios artísticos, sociais, políticos e econômicos. O produtor cultural cria e organiza projetos artísticos e culturais, como espetáculos de teatro, dança e música, produções televisivas, festivais, mostras e eventos. Ele cuida de todas as etapas, da captação de recursos à realização final. Pode trabalhar com artistas ou com organizações e empresas voltadas para a área cultural. Como produtor executivo, faz o orçamento do projeto, define cronogramas e busca recursos para a montagem da obra. Também é esse bacharel que delineia a política de investimentos no setor, analisa as propostas de patrocínio cultural e verifica se são adequadas ao perfil da instituição ou empresa. Atua no gerenciamento de órgãos públicos culturais e instituições, elaborando políticas para a arte e a cultura. Mercado de Trabalho Surgem oportunidades em produtoras de vídeo e de música e em empresas que organizam eventos culturais, festivais, mostras e shows. As secretarias municipais e estaduais da Cultura e fundações também costumam oferecer vagas a fim de montar equipes para pensar políticas culturais. "ONGs também têm contratado o profissional, assim como casas de cultura", diz Luiz Augusto Rodrigues, coordenador do bacharelado em Produção Cultural da UFF, no Rio de Janeiro. Esse bacharel é contratado para analisar, planejar, coordenar e operar projetos culturais e também para fazer análise de captação de recursos. Pode também montar a própria produtora. Os principais empregadores estão no eixo Rio-São Paulo, mas há chances em outras capitais, como Salvador, Brasília, Porto Alegre e Curitiba. Enfase dos Cursos O curso dá ao aluno a capacidade de desenvolver projetos de valorização da diversidade sociocultural. Para isso, o currículo combina temas que abordam os fundamentos da arte com matérias sobre planejamento e organização de eventos artísticos. Além de filosofia, sociologia e psicologia, você tem orientação sobre legislação, marketing e redação de projetos culturais. Marketing cultural Desenvolver estratégias empresariais de investimento em projetos culturais. Política cultural Definir as grandes linhas de atuação do governo na área da cultura. Prever e executar atividades em museus e centros culturais. Organizar eventos voltados para a preservação do patrimônio histórico ou para a valorização de aspectos culturais de uma região. Produção executiva Criar e supervisionar projetos artísticos e culturais, como espetáculos, exposições, filmes, vídeos, discos e programas de tV e rádio.

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